Cuidar e Acolher

 

Dicas de Saúde
 

Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento.

Além dos benefícios alcançados pela atividade aeróbica, existem também importantes benefícios do treinamento de força muscular no adulto e na terceira idade.


Terceira Idade: Benefícios da atividade física no processo do envelhecimento
 

Benefícios do treinamento de força muscular:

● Melhora da velocidade de andar.

● Melhora do equilíbrio.

● Aumento do nível de atividade física espontânea.

● Melhora da autoeficácia.

● Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea.

● Ajuda no controle do diabetes, artrite, doença cardíaca.

● Melhora da ingestão alimentar.

● Diminuição da depressão.

 

O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:

● Fortalece os músculos das pernas e costas.

● Melhora os reflexos.

● Melhora a sinergia motora das reações posturais.

● Incrementa a flexibilidade.

● Mantém o peso corporal.

● Melhora a mobilidade.

● Diminui o risco de doença cardiovascular.

 

Fonte:Texto transcrito do artigo - VIDA ATIVA PARA O NOVO MILÉNIO - do Dr. VICTOR MATSUDO - Revista Oxidologia set/out: 18-24, 1999 - Centro de Estudos do

do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul - Programa Agita São Paulo.

 
 

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